O ditado popular “é melhor prevenir do que remediar” pode ser um resumo claro quando falamos sobre o tema Compliance Trabalhista. “Anteceder os riscos e tentar evitar que eles aconteçam” é o objetivo.
A palavra #compliance possui origem no verbo inglês “to comply”, que significa obedecer, estar de acordo. Assim, o compliance #trabalhista surge para adequar empresas e organizações às legislações do trabalho, visando prevenir problemas futuros.
O que é analisado no compliance trabalhista?
O compliance analisa e conhece as relações da organização com seus funcionários e outras empresas, estudando os aspectos que influem no ambiente interno e externo de #trabalho, para observar os #riscos imediatos e futuros e propor as medidas para mitigá-los.
Todas as relações que possuem ou podem ter algum grau de ligação com a legislação do trabalho, como contratos de trabalho, processo de recrutamento, segurança e medicina do trabalho, ambiente de trabalho e relações interpessoais entre colaboradores, contratação de empresas terceirizadas e seus reflexos, etc., são objeto de análise também.
Para sua correta implementação, alguns aspectos são observados: 1) Participação de todos os responsáveis da organização; 2) Análise, criação e execução de um plano de ação; 3) Definição de um cronograma para implementação; 4) Criação de Políticas Internas; 5) Criação de treinamentos periódicos; 6) Criação de canais de denúncia; 7) Análise de resultados, revisão constante e continuidade.
A implementação deste método pode parecer demorado e, ainda, ser visto como “mais um gasto” aos olhos do empresário. No entanto, importante destacar que a realização de um compliance eficiente e constante pode ser muito benéfico à empresa.
Observados os aspectos internos e externos e, implementadas as devidas soluções, poderá haver um ambiente de trabalho que motive o empregado, aumentando sua produtividade e, consequentemente, a produção da empresa. Além disso, reduzirá os índices de acidente do trabalho e as demandas trabalhistas, diminuindo o passivo trabalhista e valorizando a imagem da empresa diante do mercado.
Portanto, a #prevenção é o caminho mais eficiente para “solucionar” um problema, pois, ao se antecipar ao possível risco, sequer ele existirá.
Desta forma, procure um profissional e busque adequar sua empresa com as normas trabalhistas, garantindo, assim, a mitigação de riscos e evitando problemas futuros.
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Texto escrito por Gustavo da Silva de Jesus, originalmente publicado no LinkedIn.