Que a tecnologia avança de forma cada vez mais rápida não é novidade para ninguém, e isto sempre foi notável na indústria de videogames.
As inovações impressionam, chegando aos níveis da recente realidade virtual. Parece não fazer muito tempo que um controle sem fios e gráficos 3D eram inovadores e hoje temos inteligências artificiais e #VR.
Desde o início dessa #indústria, no fim da década de 1970, a Nintendo sempre foi uma líder no segmento e sempre preocupada com a propriedade intelectual.
A #empresa já lançou 16 #consoles, com variações de funcionalidades e atualizações, e mais de 20 acessórios exclusivos para esses consoles.
Antes de cada lançamento, a #Nintendo realiza os depósitos de #patentes e #marcas.
O pedido de patente envolve uma proteção especial para o invento, mesmo enquanto ainda pendente de análise pelo órgão acionado.
Na prática, a cada nova invenção da Nintendo há um protocolo de pedido de patente, e com este protocolo vem uma proteção que impede que seus concorrentes possam fazer uso da #tecnologia.
Mesmo que o processo de patente demore, e que por uma razão ou outra ela acabe por não conseguir a proteção final da patente, a proteção concedida preliminarmente serviu seu propósito enquanto necessário.
Isso porque, muito provavelmente, até a decisão final do processo já foi lançada uma nova geração de #videogames, com novas invenções, as quais os concorrentes não podem copiar.
Logicamente, esta estratégia só tem sucesso pois os pedidos formulados têm embasamento forte, tratando-se de reais invenções e inovações na área.
A Nintendo é pioneira em videogames portáteis, controles com sensor de movimento, óculos de realidade virtual em jogos, telas 3D sem necessidade de óculos especiais, entre diversos outros.
E tudo isso só foi possível pelo exaustivo trabalho exercido em torno da proteção das propriedades intelectuais da mesma, combatendo as tentativas de usurpação por terceiros, além de sempre manter vantagem inventiva sobre seus #concorrentes.
Toda empresa, mesmo que ainda de pequeno porte, necessita de acompanhamento de especialistas a fim de defender e proteger sua propriedade intelectual.
#games #legal #digital #riscos #risks #tecnologia #technology #inovacao #lgpd #gdpr #anpd #proteçãodedados #dataprotection #privacidade #privacy #dadopessoal #personaldata #cybersegurança #cybersecurity #direito #entretenimento #inpi #marca #propriedadeintelectual #propriedadeindustrial #governanca #compliance #trabalhista #direitodotrabalho #planejamento #compliancetrabalhista #empregador #empregados #advocacia #emprego #empresas