Você já parou para pensar que Governança e Gestão são coisas diferentes?
A Governança, segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, pode ser conceituada como um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, e demais partes interessadas.
Já a Gestão se pode entender como ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.
Partindo dessas premissas conceituais, poderia-se entender que os termos se sobrepõe.
Entretanto, na governança estão presentes os diversos órgãos de decisão da corporação, sendo de alcance estratégico (Assembleia Geral, Conselhos de Administração, Consultivo ou Familiar) e os de abrangência tático-operacional ou de execução, como a Diretoria Executiva e/ou mesmo o Chief Executive Officer (CEO).
Ilustra bem a analogia da Governança a um navio.
A Assembleia Geral representa a propriedade desse barco, ou seja, é composta pela totalidade dos sócios proprietários que se cotizaram para construí-lo ou comprá-lo. Esses sócios proprietários são detentores de capital e, como tal, não necessariamente entendem de navegação ou do transporte de pessoas ou de cargas pelos mares.
Desse modo, sentem-se mais seguros em delegar o norte de tais viagens a um grupo de profissionais que detenham as competências técnicas, mas que também representem seus interesses. Esses profissionais equivaleriam, em uma empresa, aos membros do Conselho de Administração. Planejam as viagens, estabelecem estratégias, orçamentos, metas ou, em outras palavras, definem os portos de origem e de destino, definem o seu norte, mas não estão a bordo.
Ainda nessa analogia, após definida a viagem, o Conselho de Administração delega ao comandante do navio ou, no caso de uma empresa ao CEO, a condução do mesmo ao seu destino.
Enquanto a Governança se ocupa de garantir o bom fluxo de informação entre as estruturas da corporação, também aponta o caminho a ser seguido, dirimindo conflitos e alinhando objetivos estratégicos; a Gestão traça e executa os planos para alcançar esses objetivos.
Na sua organização, essas temáticas estão bem representadas e os instrumentos de Governança definidos?
#ibgc #legal #digital #startups #riscos #risks #tecnologia
Texto escrito por Alexandre Moraes, originalmente publicado no LinkedIn.