É muito comum nos depararmos com contas de Instagram e Facebook de escolas que publicam fotos de alunos e professores envolvidos nas atividades internas da escola, como forma de fomentar a divulgação da escola.
Em termos de proteção de dados, essa prática é permitida?
Em 2020, uma escola de dança alemã foi multada por publicar fotos de menores de idade no Facebook, sem o consentimento dos responsáveis legais.
Após reclamação por um dos pais, a escola removeu todas as fotografias da filha do Reclamante que haviam sido publicadas.
No entanto, a escola ainda recebeu multas específicas para cada foto publicada da filha menor de idade do reclamante, além de multa por não possuir a documentação necessária que comprovasse a legalidade do processamento das fotos de outros alunos menores de idade (decisão disponível em https://lnkd.in/dYadVhY2).
Calma, isso não quer dizer que é proibido publicar fotos de alunos durante as atividades educacionais, contudo, é preciso ter muita cautela.
É importante destacar que a publicação dessas imagens pode envolver questões de privacidade e segurança dos alunos.
Dessa forma, para regular a utilização dessas imagens as escolas/instituições de ensino devem estabelecer políticas claras em relação à publicação de fotos de alunos em redes sociais e outras plataformas online. Essas políticas incluem:
a) a obtenção de autorização dos pais ou responsáveis legais dos alunos antes de postar qualquer imagem ou informação pessoal;
b) Não utilizar nome completo ou outras informações pessoais que possam identificar o aluno;
c) Estabelecer políticas claras de coleta, armazenamento e uso de dados pessoais, bem como exclusão dos dados que não são mais necessários ou que não possuem mais utilidade para a escola.
Além do mais, a escola deve sempre considerar a possibilidade de que as fotos postadas na internet possam ser utilizadas indevida e ilegalmente por terceiros.
Por fim, é necessário ter responsabilidade ao publicar fotos de alunos em redes sociais e outras plataformas online, priorizando a privacidade e a segurança dos alunos no âmbito escolar.
#legal #escolas #alunos #professores #fotografia #foto #contrato #digital #riscos #risks #tecnologia #technology #inovacao #lgpd #gdpr #anpd #proteçãodedados #dataprotection #privacidade #privacy #dadopessoal #personaldata #cybersegurança #cybersecurity #direito #entretenimento #marca #propriedadeintelectual #inpi #propriedadeintelecutal #propriedadeindustrial #governanca #compliance
Texto escrito por Daniele Sousa, originalmente publicado no Linkedin.